Loading

Pesquisar

Santa Catarina lança projeto para estimular novas empresas

Projeto liderado pelo governador Raimundo Colombo pretende transformar novas ideias em empreendimentos de potencial.

17 de jan de 2013 · empreendedor, Paulo Bornhausen, PSD, Raimundo Colombo, Santa Catarina

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.

Estado que tem desenvolvido diversas ações no sentido de estimular o setor de alta tecnologia, Santa Catarina acaba de anunciar um novo projeto com esse objetivo. Liderada pelo governador Raimundo Colombo (PSD), a administração estadual lançou neste início de janeiro o Projeto Startup SC – Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses.

A iniciativa foi da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), comandada pelo deputado federal licenciado Paulo Bornhausen (PSD-SC). Segundo ele, “com esse trabalho de base será possível subir a capacitação média dos empreendedores catarinenses e melhorar o cenário de startups para que os investidores tenham projetos mais viáveis com empreendedores mais preparados”.

Lançado em parceria com o Sebrae-SC, o projeto tem por objetivo transformar novas ideias em empreendimentos de potencial. Além de várias ações, voltadas ao segmento de startups, prevê um programa gratuito de capacitação, com duração de quatro meses, para grupos de empreendedores que queiram montar uma startup ou tenham uma empresa já iniciada. As metodologias que serão utilizadas são as mais aplicadas em ambientes de inovação, como Lean Startup, BM Canvas, Métricas, Customer Development, Valuation.

Para balizar as ações do projeto, o Sebrae-SC realizou uma pesquisa com mais de 150 startups catarinenses, com o intuito de conhecer melhor suas necessidades. “O projeto considera startup um grupo de pessoas (empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição) à procura de um modelo de negócios repetível e escalável”, explica Alexandre Souza, gestor do projeto.

Para Alexandre, o mercado é promissor para as startups, especialmente em Santa Catarina. “Temos ótimas universidades no estado e empresas de tecnologia que estimulam a inovação e o empreendedorismo, consequentemente, o estado conta com profissionais extremamente especializados e competentes”, avalia. Alexandre também cita as incubadoras e os fundos de investimentos catarinenses como fatores a motivar os empreendedores.

Os interessados em participar do programa de capacitação podem se inscrever de 14 de janeiro a 15 de março pelo site do projeto: www.startupsc.com.br. Serão selecionadas 20 empresas para primeira turma, que serão conhecidas em 01 de abril de 2013.

Informações Partidárias

Notícias