Santa Catarina: PSD se consolidou como segundo maior partido do Estado

Em Santa Catarina, partido elegeu 52 prefeitos e 61 vice-prefeitos e vai representar 890 mil pessoas.

10 de out de 2012

Em sua estreia nas urnas, o PSD-SC se consolidou como o segundo maior partido de Santa Catarina em número de prefeitos (52) e de vice-prefeitos (61). O partido participará, ao todo, de 147 governos municipais, com representantes nas prefeituras ou a partir das coligações firmadas.  Com isso, o partido vai representar mais de 890 mil catarinenses.. Nas câmaras municipais, 488 pessedistas representarão o partido e a sociedade. A sigla estará à frente de três dos dez maiores municípios do Estado. Este quadro pode dobrar no dia 28 de outubro, quando outras três cidades realizam seus segundos turnos.

O partido concorre nestes municípios com os candidatos a prefeito Cesar Souza Júnior, em Florianópolis, Jean Kuhlmann, em Blumenau, e Kennedy Nunes, em Joinville, município em que a sigla se lançou em chapa pura, com Afonso Ramos a vice. “Nosso maior patrimônio nestas eleições é ter conquistado o segundo turno nos três maiores municípios do Estado”, disse o presidente da sigla, deputado Gelson Merisio.

O partido deu um salto na Grande Florianópolis e participará diretamente da gestão de dez municípios – com prefeitos e vices – e indiretamente de outros dois, a partir das coligações. “Houve um crescimento altamente positivo na Grande Florianópolis. Isto é importante para o equilíbrio de forças”, destacou o vice-presidente do PSD estadual, o deputado federal licenciado Paulo Bornhausen.

Destaques – A grande surpresa da região foi o resultado das eleições em São José, com a vitória de Adeliana Dal Pont (PSD) à Prefeitura, em uma campanha pautada pela melhoria da saúde e na renovação da administração. Adeliana recebeu 61,2% votos válidos, 30 mil votos a mais do que o segundo colocado, o atual prefeito Djalma Berger. O município é o quarto maior colégio eleitoral de Santa Catarina.

Outro grande destaque foi em Chapecó, no Oeste. Com uma ampla coligação, formada por 16 partidos, e com grande apoio popular, Zé Caramori foi reeleito com 57,7% dos votos válidos. A gestão do pessedista governa a sexta maior cidade de Santa Catarina.

Veja quem são os prefeitos eleitos em SC
Conheça os vice-prefeitos do PSD em SC