Loading

Pesquisar

Operação Veraneio

Santa Catarina reforça segurança para receber turistas

Governo de Raimundo Colombo (PSD) lança Operação Veraneio, que vai monitorar 455 km de litoral e oferecer mais segurança aos milhões de turistas que visitam o Estado durante a temporada

13 de dez de 2016

operacao_veraneio_santa-catarina

A parte operacional se inicia em dia 22 de dezembro e vai até 6 de março.

Um dos principais polos turísticos do País, o litoral de Santa Catarina recebe nos próximos dias um reforço nas ações de segurança, visando garantir um fim de ano tranquilo para os milhões de turistas que visitam a região nesse período de festas. Nesta quarta-feira 14), a gestão Raimundo Colombo (PSD), por meio da Secretaria da Segurança Pública, lança mais uma edição da Operação Veraneio 2016/2017.

A parte operacional se inicia em dia 22 de dezembro e vai até 6 de março. A exemplo de anos anteriores, a ação será dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades-sede da operação, com exceção do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), que organizou seu planejamento em quatro etapas.

A Operação Veraneio consiste no planejamento e execução de serviços de atendimento aos catarinenses e aos turistas. Santa Catarina teve uma temporada movimentada no ano passado. De dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, o estado recebeu oito milhões de turistas, incluindo catarinenses, estrangeiros e visitantes de outros Estados do Brasil. O número de voos extras nacionais do Aeroporto Hercílio Luz teve um aumento de 45,8% em relação à temporada de 2014.

De dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, o estado recebeu oito milhões de turistas

De dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, o estado recebeu oito milhões de turistas

O balanço estatístico mostrou que do dia 22 de dezembro de 2015 a 15 de fevereiro deste ano, comparando com a temporada anterior, houve redução de roubos em veículos (-33%), roubos de veículos (-15,4%), roubos em comércio (-30,5%), roubos a transeuntes (-10,5%); e furtos em geral (-7,8%). A redução de latrocínios foi de 81,8% e o número de pessoas desaparecidas foi 61% menor do que temporada anterior. A operação 2015/2016 movimentou 9.165 profissionais.

Este ano, a Secretaria de Segurança Pública deve utilizar recursos superiores aos R$ 26 milhões investidos no ano passado, utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, alimentação e pagamento dos guarda vidas civis. Este acréscimo está relacionado ao reforço de agentes de segurança nesta temporada com a conclusão dos cursos de formação. Este efetivo será remanejado como reforço no policiamento nas cidades que receberão a Operação Veraneio.

As ações abrangem mais de 455 quilômetros monitorados de um total de 561 quilômetros de extensão divididos em 157 praias, 35 balneários e 17 estâncias hidrominerais com 312 postos de guarda-vidas. A operação 2015/2016 movimentou 9.165 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), atuando no Litoral e Interior do Estado.

Informações Partidárias

Notícias