Santana, vice no DF, diz que Curso de Formação do PSD ajudou na campanha

“Numa campanha orgânica como a que enfrentamos, o conteúdo e velocidade na informação deram visibilidade ao nosso trabalho”.

10 de dez de 2014

Vice-governador eleito do Distrito Federal pelo PSD, Renato Santana, que assume o cargo no dia 1º de janeiro, teve importante participação em dos mais inovadores projetos que o partido desenvolveu em seus três anos de existência: o Curso de Formação Política oferecido pelo Espaço Democrático – a Fundação para Estudos e Formação Política do PSD.

Santana foi monitor do curso no Distrito Federal e admite que o curso foi importante até mesmo para a bem-sucedida campanha que enfrentou ao lado de Rodrigo Rollemberg (PSB), o governador eleito do Distrito Federal.

“O curso ajudou muito”, diz Santana. “Em Brasília, vivemos uma experiência em que as redes sociais tiveram um papel fundamental. Eu me lembro que no intervalo do Curso de Formação para Monitores, já tínhamos um grupo de Whatsapp formado, tudo muito rápido!”, conta ele. “Numa campanha orgânica como a que enfrentamos, não foi diferente: o conteúdo e velocidade na informação deram visibilidade para o nosso trabalho”.

O vice-governador eleito do Distrito Federal considera o conteúdo do Curso de Formação Política rico e bem distribuído: “A metodologia e o formato são modernos e práticos e demostram que o partido está antenado às rápidas mudanças e possibilidades que a tecnologia proporciona”.

Para ele, é fundamental o fortalecimento e ampliação na divulgação do curso no próximo ano. “Precisamos utilizar as diversas experiências bem-sucedidas no partido para a sensibilização e mobilização de novos alunos”, defende. “Precisamos pensar nas eleições municipais de 2016”.

Santana lembra de uma analogia feita pelo ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, que também é presidente do Espaço Democrático, quando apresentou o curso aos monitores: “Ele comparou a linguagem do curso e o surfista que busca equilibrar-se sobre a prancha! Ele disse: ‘Coloquem a prancha na água e deem as primeiras remadas! Haverá quedas e logo o equilíbrio virá’. Já fizemos isso: o curso é uma realidade inovadora, agora é “dropar” as adversidades das ondas políticas”.

O Curso de Formação Política do Espaço Democrático é composto por 20 aulas de 10 minutos cada, distribuídas em três módulos. Para obter o certificado de conclusão, o aluno deve passar por uma prova de avaliação. É direcionado para qualificar militantes, assim como para os apreciadores de política que querem se aprofundar no tema. O curso é gratuito e aberto a todos os interessados, independentemente de filiação partidária. Para se inscrever, clique aqui.