MUNICÍPIOS

São José dos Campos (SP) conquista selo internacional por excelência na arborização

Pelo quinto ano consecutivo, município governado pelo prefeito Anderson Farias (PSD) foi reconhecido na premiação Tree Cities of The World, promovida pela ONU

27 de fev de 2024

Plano estimou o patrimônio arbóreo em 80 mil árvores urbanas, que vêm sendo cadastradas desde junho de 2020.

Redação Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

São José dos Campos — município do interior do Estado de São Paulo governado pelo prefeito Anderson Farias (PSD) — conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o selo internacional do programa Tree Cities of The World. Promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e pela Fundação Arbor Day, organização norte-americana sem fins lucrativos, o prêmio reconhece as cidades que valorizam a arborização urbana. O reconhecimento internacional evidencia o trabalho realizado pelo programa Arboriza São José, composto por uma série de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como o plantio de mudas, o diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas e a educação ambiental.

O Plano Municipal de Arborização estimou o patrimônio arbóreo de São José dos Campos em 80 mil árvores urbanas, que vêm sendo cadastradas desde junho de 2020. Após o cadastro, cada árvore recebe uma placa de identificação, com numeração específica e QR Code que pode ser lido por celulares e tablets com acesso à internet. A prefeitura já realizou o cadastramento de mais de 50 mil árvores em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município.