Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

São José dos Campos (SP) tem redução recorde em roubo de veículos

Administrado pelo prefeito Anderson Farias (PSD), o município do interior do Estado de São Paulo registrou 158 casos em 2023; número de ocorrências caiu 81,6% em sete anos

30 de jan de 2024

As tecnologias do Centro de Segurança e Inteligência auxiliam as forças de segurança no dia a dia no combate à criminalidade

Edição Scriptum com Prefeitura de São José dos Campos

Sob a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD), São José dos Campos registrou, em 2023, o menor número de roubos de veículos da história do município, com população estimada pelo IBGE em 697 mil habitantes. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no ano passado foram registradas 158 ocorrências desse tipo na cidade da região do Vale do Paraíba, no interior paulista. Em 2016, antes de o PSD assumir a gestão municipal, foram 835 casos. A diminuição representa queda de 81,6% no total de registros. O programa São José Unida, que reforçou o combate à criminalidade no município, foi criado no governo do ex-prefeito e atual vice-governador do Estado, Felicio Ramuth, que assumiu a prefeitura pela primeira vez em 2017.

Segundo o levantamento, as forças de segurança que atuam em São José dos Campos recuperaram 360 automóveis furtados ou roubados ao longo de 2023. Não foram registrados roubos a bancos no município no ano passado. Na comparação com 2022, também houve queda nos índices de homicídios dolosos (4,3%), latrocínios (33%) e furtos de veículos (2,2%).

Em agosto do ano passado, São José dos Campos conquistou o primeiro lugar no Anuário das Cidades Mais Seguras do Brasil, no ranking dos municípios paulistas com população entre 500 mil e um milhão de habitantes. Elaborado pela empresa My Side, que atua nos setores tecnológico e imobiliário, o estudo analisou dados do IBGE e do Painel de Monitoramento de Mortalidade, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde. No ranking nacional, entre cidades do mesmo porte, o município ficou na segunda colocação, atrás somente de Uberlândia, em Minas Gerais.

“Óculos inteligentes”

Em março de 2023, a prefeitura de São José dos Campos adotou os “óculos inteligentes”, que funcionam de maneira integrada ao Centro de Segurança e Inteligência (CSI) por meio de câmeras instaladas nos equipamentos. Utilizados por guardas municipais e policiais militares, os óculos permitem o reconhecimento facial e o envio de imagens, textos e até da ficha criminal de suspeitos.

Informações Partidárias

Notícias