Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

São Luís inicia ações de conscientização sobre câncer de mama

O prefeito da capital do Maranhão, Eduardo Braide (PSD), anunciou medidas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença, com novos equipamentos e mais informações

04 de out de 2023

O prefeito Eduardo Braide: “Exames preventivos desempenham um papel crucial na prevenção do câncer de mama e de colo do útero”

Edição Scriptum com Prefeitura de São Luís

A Prefeitura da capital do Maranhão, São Luís, também está envolvida na campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. O prefeito Eduardo Braide (PSD) abriu a campanha na cidade na segunda-feira (2), em evento no Hospital da Mulher, localizado no bairro Anjo da Guarda. “Os exames preventivos desempenham um papel crucial na prevenção do câncer de mama e de colo do útero”, disse ele.

Braide lembrou que, no Hospital da Mulher, está à disposição da população um mamógrafo em uma sala especialmente humanizada, com profissionais prontos para oferecer o atendimento necessário. “E a melhor notícia é que todas as mulheres com 40 anos ou mais podem comparecer ao Hospital da Mulher, sem a necessidade de encaminhamento. Façam esse compromisso consigo mesmas e com a sua saúde”, destacou.

Ao longo de todo o mês de outubro, o Hospital da Mulher, reconhecido por sua excelência em saúde feminina, está potencializando as ações preventivas para fortalecer ainda mais o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero, bem como conscientizar o público-alvo.

A diretora do Hospital da Mulher, Vanessa Silva Rocha, reforçou que a campanha vai além dos exames e consultas, sendo também um chamado para que as mulheres cuidem de sua saúde durante todo o ano. “Iniciamos o outubro rosa ressaltando que esta campanha não se limita apenas à realização de exames, mas também à conscientização sobre a importância do cuidado contínuo com a saúde. Portanto, estamos usando o Outubro Rosa como uma oportunidade para lembrar a todas as mulheres que a prevenção é fundamental durante todo o ano”, declarou a diretora.

Ações de prevenção

Diversas ações estão sendo realizadas no Hospital da Mulher, entre elas, exames preventivos para câncer de mama e colo do útero, visando a detecção precoce da doença; consultas médicas especializadas para as mulheres que necessitam de avaliações clínicas; disponibilização de vacinas; realização de palestras educativas e informativas sobre saúde feminina; prevenção de câncer e autocuidado. Adicionalmente, estão à disposição estandes de maquiagem e cabelo, proporcionando às pacientes momentos de beleza e elevação da autoestima.

A Associação Casa da Amizade de São Luís (ACA), que tem sua sede na Ponta d’Areia, está com um estande no Hospital da Mulher realizando doações de próteses para mulheres que foram mastectomizadas. A presidente da instituição, Maria Luiza Pires, explicou como esse trabalho é realizado.

“Há mais de uma década, mantemos em funcionamento o projeto de fabricação e doação de próteses mamárias. Elas são confeccionadas em tecido e enchimento de polipropileno e as doações ocorrem regularmente na Casa da Amizade, localizada na Associação dos Rotarianos de São Luís, na Ponta d’Areia, na Rua dos Crisântemos, quadra 5, número 146. Distribuímos as próteses mamárias externas juntamente com sutiãs específicos, projetados para acomodar a prótese. Além disso, durante o processo de quimioterapia, fornecemos às mulheres um turbante. Todo esse trabalho devolve autoestima para essas mulheres nesses momentos que elas mais precisam de apoio”, explicou a presidente da ACA.

Novos equipamentos

Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, o Hospital da Mulher recebeu novos equipamentos para melhorar os atendimentos. Em 2021, o mamógrafo digital foi adquirido garantindo que fossem feitas 600 mamografias e 40 biópsias por mês. Antes dessa entrega, São Luís tinha apenas um mamógrafo disponível.

O aparelho digital, fruto de emenda parlamentar do prefeito Eduardo Braide quando ainda era deputado federal, tem permitido maior celeridade nos diagnósticos. Com menos de dois anos da entrega, já foram realizados 4.583 exames e 293 biópsias com o novo aparelho.

Em setembro de 2022, o prefeito Eduardo Braide reforçou ainda mais os serviços do Hospital da Mulher ao entregar novos equipamentos de imagens que auxiliaram na melhoria do atendimento dos pacientes, bem como na redução das filas de espera. Foram entregues quatro aparelhos de colposcopia e um de ultrassonografia. A terceira sala do centro cirúrgico do hospital também foi entregue na ocasião.

Informações Partidárias

Notícias