MUNICÍPIOS

São Luís (MA): centro vai promover cultura africana

O prefeito da capital do Maranhão, Eduardo Braide (PSD), inaugurou, no Dia da Consciência Negra, local que homenageia a comunidade negra e ajudará a promover o turismo na cidade

21 de nov de 2023

O prefeito Eduardo Braide: local será destinado a moradores e turistas que queiram visitar o maior quilombo urbano do Brasil

Edição Scriptum com Prefeitura de São Luís

Para promover a cultura africana, ao mesmo tempo em que estimula o turismo local e o desenvolvimento socioeconômico da região, o prefeito de São Luís (MA), Eduardo Braide (PSD), inaugurou na segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Centro de Cultura e Turismo do Quilombo Urbano, no bairro Liberdade. “Este Centro faz parte do nosso Roteiro Quilombo Cultural e aqui, muito mais do que um espaço para as expressões e experiências culturais e de turismo, também será espaço para a geração de renda da comunidade”, destacou Braide.

O local será destinado a moradores e turistas que queiram visitar o maior quilombo urbano do Brasil e, também, os locais que fazem parte do premiado roteiro turístico quilombo cultural de São Luís. “Este Centro vem para valorizar o turismo em um dos maiores celeiros culturais de São Luís, valorizando sua cultura e seu povo”, observou a vice-prefeita, Esmênia Miranda.

O Centro de Cultura e Turismo do Quilombo Urbano representa uma oportunidade para imergir na cultura e tradições, contribuindo para valorizar e divulgar a identidade cultural do território, com a intenção de conscientizar, promover e priorizar a igualdade e a inclusão social, por meio do afroturismo.

“No Dia da Consciência Negra é uma alegria estarmos aqui concretizando um sonho que iniciou há dois anos. Esta casa é da comunidade, um espaço democrático, de resistência, de cultura e integra um projeto vitorioso e premiado, como é o Roteiro Quilombo Cultural”, disse o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

O Centro abre espaço para diversas expressões artísticas, como exposições culturais, atividades educativas, exposição de artesanato e produtos locais e conta ainda com área de entretenimento, interatividade e participação comunitária, além de educação e sensibilização sobre questões sociais, históricas e culturais da comunidade.

“Esta é mais uma conquista do nosso quilombo e quero agradecer a parceria da comunidade com a Prefeitura de São Luís e que tem dado muitos frutos. A casa é nossa e precisamos cuidar”, frisou Nadir Cruz, do Boi da Floresta e moradora da comunidade.