Municípios

São Luís (MA) dá adicional de qualificação para professores

Decreto assinado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) garante acréscimos salariais de 10% e 20% para docentes com especializações e mestrados, respectivamente

19 de out de 2023

O prefeito Eduardo Braide: cerca de mil professores foram contratados e 2.500 receberam progressões horizontais, verticais e por estabilidade.

Para incentivar a formação e a qualificação dos professores em São Luís, capital do Maranhão, o prefeito Eduardo Braide (PSD) assinou o decreto que implementa o adicional por titulação para 235 docentes da rede municipal de ensino. “Estamos reconhecendo aqueles que investem na melhoria dos seus currículos, por meio da realização de especializações, que vão resultar em um acréscimo de 10% nos vencimentos, e mestrados, que terão acréscimo de 20%. Desta forma, nossa gestão trabalha em todas as frentes: valorização profissional, reforma de escolas e disponibilização de materiais pedagógicos de qualidade, entre outras ações que implementamos para a requalificação da educação municipal”, afirma Braide. A relação completa dos professores contemplados foi publicada na segunda-feira (16) no Diário Oficial do Município de São Luís.

Somente em 2023, os professores da rede municipal de ensino de São Luís receberam o reajuste salarial de 15%, o maior da história da categoria. Mais de cinco mil chromebooks (notebooks que rodam o sistema operacional Chrome Os) foram distribuídos para os profissionais do setor. Além disso, cerca de mil professores foram contratados e 2.500 receberam progressões horizontais, verticais e por estabilidade.

O prefeito também enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei para o pagamento de aproximadamente R$ 100 milhões aos professores pelos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).