Loading

Pesquisar

EDUCAÇÃO

São Luís reforça compromisso com o ensino público

Esmênia Miranda (PSD), prefeita da capital maranhense, diz que tema é prioridade da gestão

10 de abr de 2026 · alfabetização, Esmênia Miranda, São Luís

A prefeita Esmênia Miranda: alfabetização na idade certa é a base para todo o processo educacional

Edição Scriptum com Prefeitura de São Luís 

Ao participar de encontro de prefeitos e secretários de Educação dos municípios do Maranhão, nesta semana, a nova prefeita de São Luís, Esmênia Miranda (PSD), destacou o compromisso da Prefeitura com o avanço do ensino público.

Ex-professora da rede pública, a gestora falou de sua experiência na área e lembrou que a administração municipal da capital maranhense vem atuando fortemente nesse processo de evolução. “Conheço bem os desafios da educação pública no nosso país e no nosso Estado. Me sinto muito grata de estar hoje como prefeita de São Luís e dar continuidade a um trabalho iniciado por Eduardo Braide (PSD), que colocou a educação como prioridade da gestão”, afirmou.

A prefeita assumiu o cargo no início de abril, após a renúncia do agora ex-prefeito Eduardo Braide, que deverá concorrer às eleições deste ano ao Governo do Estado.

Estrutura

Esmênia também ressaltou que a alfabetização na idade certa é a base para todo o processo educacional e citou avanços estruturais e valorização dos profissionais da educação na capital.

“Neste ano tivemos um aumento de 16% para os professores, o maior da história da categoria em São Luís. Ao longo dos últimos seis anos, o reajuste acumulado chega a 40%. Além disso, criamos programas de premiação para professores e alunos que alcançam bons resultados educacionais. Já reformamos mais de 170 escolas, estamos construindo novas creches, entregamos fardamento completo, material escolar e diversos equipamentos para nossos estudantes”, lembrou.

A prefeita também anunciou a criação de um Centro de Formação de Professores na região central da cidade. “Estamos implantando um centro de formação para capacitar nossos professores porque a política pública precisa chegar a quem está na base, no chão da escola”, completou.

Alfabetização

Durante o evento, o município de São Luís foi homenageado pela Associação Bem Comum pelos resultados obtidos na alfabetização infantil. A cidade alcançou 63,85% de crianças alfabetizadas, índice que a colocou em destaque no Índice Criança Alfabetizada (ICA).

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques, destacou que a parceria com o Programa Educar Pra Valer tem sido fundamental para o avanço da rede municipal. Segundo ela, o trabalho desenvolvido envolve ações pedagógicas estruturadas e um esforço coletivo voltado para garantir a aprendizagem das crianças.

“São Luís integra esse movimento com foco na garantia da alfabetização na idade adequada das crianças. É um esforço coletivo que tem garantido avanços consistentes na nossa rede municipal de educação. Hoje já celebramos resultados importantes, como o reconhecimento com o Selo Ouro do Ministério da Educação pelo segundo ano consecutivo. Com cerca de 64% das crianças alfabetizadas, segundo os dados divulgados pelo INEP com base nos resultados de 2025, São Luís superou a meta projetada e está na primeira posição entre os municípios da regional São Luís no Maranhão”, atestou.

Informações Partidárias

Notícias