O governador Tarcísio de Freitas: iniciativa reúne soluções tecnológicas que vão oferecer consultas com especialistas e suporte às equipes hospitalares.
Redação Scriptum com Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, liderança do PSD, lançaram nesta segunda-feira (19) o maior programa de saúde digital da rede pública do Estado. A iniciativa reúne soluções tecnológicas que vão oferecer atendimentos voltados para a atenção primária, consultas com especialistas e suporte às equipes hospitalares. Além disso, as ferramentas de telessaúde vão aumentar a oferta de serviços e agilizar diagnósticos.
O novo programa foi lançado durante a inauguração do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, instalado no Instituto Perdizes do Hospital das Clínicas, na capital paulista. O centro será responsável por coordenar todas as políticas públicas do governo estadual nessa área. “O time da saúde está promovendo uma revolução digital, mas com o tempo a sociedade vai perceber a melhoria na prestação desse serviço tão importante. A implementação das ferramentas de saúde digital tem que ser paulatina e constante. É isso que vai fazer a saúde digital dar certo”, destacou o governador.
Ainda segundo Tarcísio, um dos desafios da gestão é garantir qualidade de vida para os idosos de São Paulo. “As pessoas vão viver mais e vão precisar de mais serviços de saúde. A gente tem que pensar em como preparar o Estado para a mudança demográfica que está em curso. Além do investimento e da regionalização, precisamos usar tecnologia e tornar o serviço de saúde mais acessível”, disse o governador.
O centro conta com 98 estações de teleatendimento. Um painel instalado na unidade permitirá a coordenação dos serviços de saúde digital e o monitoramento dos resultados do atendimento oferecido à população. “A saúde digital é a grande ferramenta para melhorarmos a eficiência e a qualidade e otimizarmos os recursos. No nosso centro vamos fazer a integração e aprimorar as inovações digitais. Depois, vamos compartilhar o conhecimento por todo o Estado e ver tudo isso aplicado à prática clínica”, ressaltou o secretário Eleuses Paiva.