ESTADOS

‘SC arrecada muito e recebe pouco de volta’

O deputado federal Hélio Costa, do PSD de Santa Catarina, cita na Câmara dados mostrando que seu Estado arrecada 47 vezes mais recursos do que demanda anualmente para infraestrutura

09 de maio de 2022

O deputado Hélio Costa: “Santa Catarina é o que mais tem arrecadado impostos e muito pouco recebe dos governos federais”

Redação Scriptum com site da Liderança do PSD

Apesar de ser um dos Estados que mais arrecada impostos federais, Santa Catarina recebe poucos investimentos de volta. A constatação é do deputado federal Hélio Costa (PSD-SC), que citou na Câmara dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina mostrando que o Estado arrecada 47 vezes mais recursos para o Orçamento da União, em relação à sua demanda anual por investimentos em infraestrutura.

Mesmo assim, observou o parlamentar, o Produto Interno Bruto (PIB) catarinense tem registrado crescimento e surpreendido o Brasil. “O Estado tem dado muitos exemplos para o País, mas recebe muito pouco, embora aqui em Brasília, a gente bata de porta em porta em busca de recursos. Santa Catarina é o que mais tem arrecadado impostos e muito pouco recebe dos governos federais”, discursou.

Na avaliação do parlamentar, os bons resultados se devem ao povo trabalhador e às atividades da indústria. “Somos um Estado rico, que tem um povo trabalhador, que trabalha de sol a sol, de empresários da Federação das Indústrias Catarinense que fazem crescer o PIB do nosso Estado”, reforçou.

Segundo levantamento da Agenda Estratégica, editada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em 2020, Santa Catarina recolheu aos cofres da União a soma de R$ 69,8 bilhões em impostos, enquanto os investimentos da esfera federal em infraestrutura dentro do Estado somaram R$ 471 milhões.