Loading

Pesquisar

ESTADOS

Sergipe anuncia eventos para levar turistas às praias

A gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD) lança programação do Verão Sergipe, iniciativa que havia sido interrompida há 10 anos. O objetivo é incrementar a economia local

05 de dez de 2023

Praia de Abaís, em Estância

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Quem aproveitar o período de férias escolares para visitar as praias de Sergipe vai encontrar este ano uma extensa programação de eventos artísticos e culturais. A realização do Verão Sergipe 2024 nos meses de janeiro e fevereiro, anunciada pela gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD), deve atrair mais visitantes e gerar bons negócios para empreendedores e para a população local.

Empresários do setor de bares e restaurantes, assim como prestadores de serviços de lazer, além da população de locais como Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, e Praia do Abaís, em Estância, ambos municípios do litoral sul do Estado, mostram-se otimistas pelo fato de esses lugares terem sido contemplados com competições esportivas, shows artísticos de atrações sergipanas e nacionais, além de apresentações artístico-culturais. Com a retomada do Verão Sergipe após dez anos de interrupção, todas essas atividades vão movimentar a cadeia do turismo no estado.

A campanha ‘Sinta de perto esse aconchego’ tem como objetivo contemplar destinos e produtos turísticos desde a capital, Aracaju, até o interior, fomentando a atividade turística, além de gerar emprego e renda. Junto com Itaporanga d´Ajuda e Estância, os municípios de Pirambu e Pacatuba, no litoral norte, e Canindé de São Francisco, no Sertão, estão inseridos no Verão Sergipe. Já cidades como São Cristóvão, Laranjeiras e Itabaiana, fazem parte de outros projetos da campanha.

Quanto ao Verão Sergipe 2024, o secretário estadual do Turismo, Marcos Franco, reforça que o evento vai contribuir para que a temporada da estação mais quente do ano seja sucesso de atrações e de público. A programação, aliás, oferece várias opções de lazer, posicionando Sergipe como destino hospitaleiro.

“Nosso Estado é conhecido especialmente pelo potencial turístico durante o verão, atraindo muitos turistas e visitantes. Sem dúvida, essa iniciativa do Governo do Estado vai contribuir para consolidar Sergipe dentro do mercado nacional como importante destino do verão brasileiro, somando a isso a essência de povo acolhedor. Desse modo, acredito, será um período de aquecimento da economia, movimentando os mercados de trabalho nos segmentos de hotelaria, alimentação, cultura e eventos”, destaca Marcos Franco.

Atrações

Na Praia da Caueira, em Itaporanga, o Verão Sergipe acontecerá entre os dias 12 e 14 de janeiro, quando é esperada uma maior circulação de sergipanos e de turistas. Ali, a paisagem apresenta pequenas dunas, vegetação rasteira e ondas fortes de cor escura características da localidade.

Quem se mostra satisfeito com a retomada do Verão Sergipe na Praia da Caueira é o empresário Ricardo Santos Nascimento, 37 anos. “Esse evento é bom para todos. Aliás, é bom que sempre tenha eventos desse tipo para atrair mais gente para a nossa região. Infelizmente, tem muita gente que não conhece a Caueira. Quanto mais investimento, é melhor para todo mundo”, argumenta.

No bar e restaurante que Ricardo administra, são comercializados bebidas, petiscos e refeições. A moqueca de robalo ao molho de camarão é a estrela da gastronomia servida no quiosque, mas há opções diversas, como peixe frito de posta e as também deliciosas moquecas de cação, de arraia e de vermelha. Todas essas iguarias são apreciadas pelos visitantes e turistas, muitos deles vindos de Estados como Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás, além de Brasília. “Estamos na expectativa que, com esse evento no verão, aumente o fluxo em pelo menos 50%. Sendo assim, devemos contratar mais funcionários, mesmo que temporários, para dar conta de tanta gente”, diz, cheio de otimismo.

Estância

O município de Estância, com tradição no turismo de praia, conta com a Praia do Abaís, onde visitantes e turistas podem apreciar uma boa estrutura de bares e restaurantes à beira-mar. A Praia do Abaís, aliás, tem notável beleza natural, que se estende pela costa oceânica por mais de 20 quilômetros, cercada de belas dunas. Além disso, é também excelente para a pesca.

No Abaís, o Verão Sergipe será realizado entre os dias 10 e 12 de fevereiro, quando acontecerá o Carnaval naquela localidade. O empresário Wagner Prata, conhecido como Gago, proprietário de um restaurante na Praia do Abaís, nas proximidades de onde acontecerá a ação, enfatiza a importância da realização de eventos naquela região.

De acordo com Gago, no verão, há sempre grande movimentação no Abaís. Geralmente, o aumento no fluxo de pessoas é, no mínimo, 20%. Com a realização do Verão Sergipe, ele aponta, as expectativas são ainda melhores. “Com certeza, haverá uma maior movimentação. Então, isso traz só coisas boas para todos nós, donos de bares e comerciantes da região. Já estou contabilizando”, afirma.

Informações Partidárias

Notícias