Loading

Pesquisar

ESTADOS

Sergipe aumenta restrições para conter a covid-19

Com base nas recomendações de comitê epidemiológico, o governador Belivaldo Chagas (PSD) determinou que só municípios com mais de 75% da população imunizada terão grandes eventos neste mês

01 de fev de 2022

O governador Belivaldo Chagas

Redação Scriptum com Agência de Notícias de Sergipe

No Estado de Sergipe, apenas municípios com mais de 75% da população imunizada com a segunda dose da vacina contra a covid-19 poderão autorizar shows e festas artísticas entre os próximos dias 8 de fevereiro a 7 de março. A determinação é do governador Belivaldo Chagas (PSD) e foi adotada com base nas decisões do Comitê Técnico-Científico de Atividades Especiais, que se reuniu na segunda-feira (31) para analisar o cenário epidemiológico em Sergipe.

De acordo com Belivaldo Chagas, as medidas têm por objetivo conter o avanço da covid-19, principalmente no período de Carnaval. “Temos um aumento do número de casos, ocupação de leitos e óbitos pela covid-19 e precisamos nos precaver quanto às festas relacionadas ao Carnaval, que segue com o feriado e os pontos facultativos mantidos”, disse.

Entre os dias 8 e 21 de fevereiro, além da exigência de vacinação mínima com a segunda dose, os eventos de lazer coletivo estarão limitados a um máximo de 2 mil pessoas em ambientes externos e de 1 mil nos internos.

No caso de eventos com mais de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, só será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a primeira e segunda doses ou a dose única do imunizante contra a covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR negativo realizado nas últimas 48 horas antes do evento.

Entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março de 2022, período que engloba o Carnaval, além das restrições do período anterior já descritas, os limites máximos para estes eventos serão reduzidos para 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 nos internos.

“As medidas foram tomadas baseadas na situação atual da pandemia no Estado e podem ser revistas a todo tempo por este comitê. Vamos continuar avançando na vacinação, fiscalizando e contando com a consciência das pessoas nos cuidados para que possamos manter a situação sob controle em Sergipe”, frisou Belivado Chagas.

A Secretaria de Saúde de Sergipe informou que nesta segunda (31) foram registrados 1.549 casos novos de covid-19 e cinco óbitos. No total, 293.716 pessoas testaram positivo para a doença e 6.098 morreram no Estado. As últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe apontam que estão internados no momento 123 pacientes. São 47 na rede pública e 76 na rede privada. A cobertura vacinal de primeira dose está em 78,87% e 69,30% estão com a imunização completa.

Informações Partidárias

Notícias