
Comitiva de representantes do governo estadual se reuniu com diretores da empresa de investimentos em energia Nebras Power
Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias
Dando sequência ao trabalho do governador Fábio Mitidieri (PSD) na busca de investimentos internacionais na economia de Sergipe, uma comitiva de representantes do governo estadual se reuniu na segunda-feira (11), em Doha, no Catar, com diretores da empresa de investimentos em energia Nebras Power, subsidiária da Qatar Electricity & Water Company (QWEC).
A Nebras Power, juntamente com a brasileira Diamante Geração de Energia, forma uma joint venture para desenvolvimento de projetos no Brasil. O encontro é a continuidade de um diálogo iniciado em junho deste ano, com a participação do governador Fábio Mitidieri, para o desenvolvimento de projetos no Estado.
O grupo prospecta expandir seus investimentos no país. Nesse sentido, o Governo de Sergipe tem estreitado relações com a empresa, a fim de atrair investimentos do grupo para o Estado, em razão do cenário favorável no âmbito energético, por conta de sua grande disponibilidade de gás natural.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, a agenda foi mais uma oportunidade de buscar a atração de grandes empresas consumidoras de gás para Sergipe. “Nosso principal objetivo é desenvolver o Estado. Para isso, demos continuidade a um diálogo iniciado pelo governador Fábio Mitidieri, com a Diamante Geração de Energia, por meio do CEO, Pedro Litsek, a fim de levar a empresa para realizar projetos em Sergipe. Os acionistas já demonstraram interesse diante da grande disponibilidade de gás que Sergipe oferece. Vamos continuar trabalhando para garantir que esses investimentos se concretizem”, detalhou.
“Tivemos uma ótima reunião e entendemos um pouco do mercado e a oportunidade que teremos no processo. Esta é uma continuação da visita do nosso time que tivemos no estado, onde discutimos o quão interessados estamos no mercado em geral no Brasil e em Sergipe, especificamente. Existe muito a ser feito depois disso. Uma continuação da discussão de hoje será feita e espero que em breve tenhamos como concluir nosso negócio no estado de Sergipe”, destacou o CEO da Nebras Power, Khalid Jolo.
A diretora de operações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) no Oriente Médio, Norte da África e Índia, Tatiana Riera, também acompanhou a agenda e destacou que Sergipe tem se colocado como um destino estratégico para quem deseja investir, principalmente no setor de gás natural e petróleo. “O gasoduto de conexão do terminal de GNL estará operacional no fim do primeiro semestre do próximo ano, contribuindo para a atração de investimento de indústrias que utilizem desse gás como fonte de energia, desenvolvendo o estado e a região Nordeste com a promoção de emprego e renda. O Oriente Médio é, de fato, uma região que está olhando para isso no mundo e no Brasil”, revelou.
Além da reunião com a empresa de energia, a delegação sergipana, durante sua passagem pelo Catar, esteve na embaixada do Brasil no país, com a finalidade de apresentar a expectativa do Estado para o desenvolvimento do setor de gás natural. O secretário da embaixada, Lauro Grott, ressaltou a iniciativa da comitiva de Sergipe em divulgar as oportunidades de negócio que possui. “Nós aqui, na embaixada, temos um setor comercial onde dialogamos com potenciais interessados e estamos aqui à disposição para auxiliar no que for necessário, inclusive com a promoção dos investimentos de Sergipe no Catar e vice-versa”, afirmou.