ESTADOS

Sergipe comemora avanço do ensino em tempo integral

Governador Belivaldo Chagas (PSD) destacou a importância dessa modalidade de educação. O Estado já é o quarto do Brasil em número de alunos matriculados. “Estamos no caminho certo”

07 de fev de 2022

O governador Belivaldo Chagas (centro) com secretário Josué Modesto (à esq) e alunos de tempo integral

Redação Scriptum com Agência Estadual de Notícias

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), comemorou em suas redes sociais o grande avanço que o ensino médio em período integral vem registrando em seu Estado. Segundo dados do Censo Escolar 2021 divulgados pelo Inep, Sergipe é o quarto Estado brasileiro que, proporcionalmente, tem mais alunos matriculados em escolas de tempo integral na rede pública. A proporção em Sergipe é de 26,6% de todos os alunos, sendo superado apenas por Pernambuco, Paraíba e Ceará.

De acordo com Belivaldo Chagas, “o resultado mostra que estamos no caminho certo na aplicação desta modalidade de ensino, que mantém os alunos o dia inteiro na escola, aproveitando toda a sua potencialidade na educação formal e em atividades extracurriculares. Estamos travando essa luta para ampliar a oferta do Ensino Integral em cada vez mais escolas desde o início da nossa gestão e é gratificante perceber que já está dando resultado”, disse.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou que a qualidade do ensino ministrada e a melhoria dos índices educacionais em escolas com jornadas ampliadas, a exemplo das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, são conquistas importantes. “Unidades de ensino que ofertam turmas com o ensino médio em tempo integral apresentaram uma importante evolução na qualidade de ensino em relação às escolas sem turmas em tempo integral. Ou seja, com esforço, persistência e continuidade dos investimentos, Sergipe está se aproximando dos melhores exemplos de desempenho em educação pública”, afirma.

O avanço na oferta do Ensino Médio em Tempo Integral em Sergipe foi ainda maior nos últimos meses, com a adesão de mais 14 escolas estaduais de Sergipe, que já iniciaram o ano letivo de 2022 na nova modalidade de ensino. Ao todo, o Estado conta com 72 unidades de ensino, que agora são Centros de Excelência e passam a beneficiar os alunos com todo o diferencial da educação em tempo integral. A modalidade de ensino está presente em 49 municípios sergipanos e conta, atualmente, com cerca de 17 mil alunos matriculados.

Os estudos recentes publicados por instituições da área de educação descrevem que a escola em período integral apresenta impactos positivos na aprendizagem dos alunos. Segundo a coordenadora estadual do Censo escolar, Jucileide Aragão, a rede pública de ensino de Sergipe declarou no Censo Escolar 2021, que teve como referência o dia 26 de maio, o total de 18.873 matrículas, sendo 16.805 da rede estadual, que corresponde a 23,7% do total de 26,6% da matrícula ofertada e 2.068 da rede federal. “Dessas matrículas, podemos destacar que 15.578 foram ofertadas nas escolas estaduais de tempo integral, corroborando com o compromisso do governo estadual de expandir o ensino médio de tempo integral. Com mais tempo no ambiente escolar, o estudante tem a possibilidade e oportunidade de interação com os professores e colegas, além de vivenciar novas experiências, adquirindo conhecimentos e habilidades”, afirmou.