Loading

Pesquisar

ESTADOS

Sergipe investe recursos na educação ambiental

No Dia Mundial da Educação Ambiental, a gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD) destacou os investimentos que têm sido feitos para o desenvolvimento de projetos nessa área

26 de jan de 2024

Em Sergipe, alunos da rede pública de ensino aprendem a cuidar de hortas

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Ao celebrar o Dia Mundial da Educação Ambiental, na sexta-feira (26), a gestão do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), destacou os investimentos que têm sido feitos no Estado para o desenvolvimento de projetos voltados à educação ambiental e a sustentabilidade da nova geração de sergipanos.

Em 2023, dos 400 projetos escolares contemplados pelo Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin), 34 propuseram atividades didático-pedagógicas com foco central na temática ambiental e receberam recursos na ordem de R$ 5 mil/cada para a execução dos mesmos.

A educação ambiental tem por objetivo fomentar uma maior conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente mediante a educação. O Dia Mundial da Educação Ambiental também remete a outra reflexão: a educação ambiental é essencial em todos os níveis do processo educativo, no entanto, deve-se dar uma atenção especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar crianças e jovens sobre os dilemas socioambientais de nosso tempo do que os adultos.

Partindo desta premissa, a secretaria sergipana da Educação e da Cultura tem investido recursos públicos no sentido de trabalhar a temática ambiental como essencial para o fortalecimento da educação. “São projetos belíssimos que envolvem toda a comunidade escolar e trazem resultados positivos para o ambiente no qual são desenvolvidos. O meio ambiente é trabalhado em nossas escolas como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional. Isso é fundamental para garantir uma educação ambiental para todos o público estudantil e não somente para aquelas unidades que desenvolvem projetos pontuais”, avalia o secretário de Educação, Zezinho Sobral.

Profin Projetos

Os recursos do Profin Projetos destinam-se, de maneira exclusiva, para cobertura de despesas com os projetos pedagógicos das escolas beneficiárias e devem ser aplicados de maneira restrita, conforme os itens descritos no projeto de pesquisa de cada unidade escolar. Esses itens são definidos em conjunto com o Conselho Escolar da instituição e selecionados pela Comissão Regional, que analisam as finanças e contratam os serviços descritos de acordo com o projeto.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, o propósito do programa Profin Projetos é fornecer apoio financeiro adicional às escolas públicas da educação básica da rede estadual em Sergipe, visando implementar melhorias tanto em sua estrutura física quanto educacional, com o intuito de assegurar o acesso, a permanência e o aprendizado de todos os alunos. “Isso é alcançado por meio do compromisso com o desenvolvimento de uma escola orientada para a formação de cidadãos, a efetividade e a democratização de políticas públicas inclusivas nas áreas de educação, esporte, lazer, juventude, cultura e meio ambiente, bem como fortalecer a participação da comunidade e a administração autônoma da escola”, destaca a gestora.

Informações Partidárias

Notícias