O governador Belivaldo Chagas
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), não irá seguir as novas diretrizes do governo federal para reabrir salões de beleza, barbearias e academias. Os estabelecimentos foram incluídos como serviços essenciais nessa segunda-feira (11), em uma edição extra do Diário Oficial da União. No entendimento do governo federal, as atividades podem ser mantidas mesmo durante a pandemia do coronavírus.
O superintendente de Comunicação do Governo de Sergipe informou na terça-feira (12) que “a situação atual de Sergipe, com crescimento diário de número de casos, não é propícia à nova flexibilização. O Estado já tem 1.800 diagnósticos positivos e 37 mortes pela covid-19.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido que cabe aos Estados e municípios estabelecer políticas de saúde, incluindo a classificação de atividades essenciais. Na prática, os decretos presidenciais não são uma liberação automática para o funcionamento de serviços e atividades.
O governador Belivaldo Chagas fez exames que testaram negativo para a covid-19. Mesmo assim, o chefe do Executivo vem se mantendo em isolamento social, passando a comandar o Estado por meio de telefonemas, emails e orientações nas redes sociais. Vários de seus auxiliares já tiveram resultado positivo em testes.