ESTADOS

Sergipe: Mitidieri anuncia investimentos na educação

Governador Fábio Mitidieri (PSD) reafirma compromisso de investir na educação e envia à Assembleia projetos para reforçar as políticas públicas voltadas ao ensino

01 de dez de 2023

O governador Fábio Mitidieri entrega da quadra de esportes de um colégio estadual na zona sul de Aracaju.

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Ao entregar a 26ª obra de sua gestão na área de educação, na sexta-feira (1), o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), afirmou que está reforçando as políticas públicas voltadas ao ensino. Reafirmando o compromisso de investir na educação, Mitidieri anunciou o encaminhamento à Assembleia Legislativa, de projetos estruturantes em benefício da educação pública.

O anúncio ocorreu durante a entrega da quadra de esportes de um colégio estadual na zona sul de Aracaju. Entre as obras na área de educação entregues em 2023, há nove escolas totalmente modernizadas e ampliadas e dezessete quadras poliesportivas. Além disso, o governador autorizou o Processo Seletivo Simplificado para escolas estaduais, com oferta de mais de 1.200 vagas.

O governador falou sobre a importância dos projetos e da quadra poliesportiva para a promoção do esporte como ferramenta de bem-estar e desenvolvimento. “Assinei o encaminhamento de projetos que criam o programa Ameei, Escola Nota 10, além da ampliação do Alfabetizar para Valer, no intuito de reforçar as políticas públicas voltadas à educação. Além disso, aqui hoje, entregamos uma quadra de esportes nova, a partir de um investimento de R$ 1,8 milhão. Uma ação muito importante para a nossa educação, que em apenas 11 meses de gestão, conta com 26 obras concluídas, entre quadras e escolas novas e reformadas para acolher melhor os nossos alunos”, disse o governador.

Projetos

A proposta de criação do Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei), inserido na Política Estadual da Primeira Infância –Ser Criança, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), busca promover o desenvolvimento infantil e gerar possibilidades para o crescimento integral da criança de forma intersetorial.

No âmbito do Ser Criança, o Programa Ameei tem como objetivo garantir às crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos o acesso à educação infantil, por meio da construção e garantia de funcionamento de 75 creches-escolas pelo regime de cooperação entre o Estado e os municípios.

O Estado atuará na construção direta ou transferência de recursos para viabilizar o acesso dos Municípios a creches-escolas, incluindo entrega de equipamentos, material didático, mobília, construção das diretrizes pedagógicas, formação continuada para professores, técnicos e mães, além da contratação e disponibilização de 75 semeadores e 5 consultores para auxiliar os municípios na execução do Programa.

Criado em 2019, o Programa Alfabetizar para valer busca melhorar o atendimento escolar para estudantes do último ano da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização, visando elevar a proficiência em leitura e escrita. Devido à pandemia, o escopo do programa foi ampliado, em 2021, para incluir turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. O presente projeto de lei propõe tornar essas turmas parte permanente do programa, reconhecendo a necessidade contínua de acompanhamento desses estudantes pós-pandemia.

Além disso, o projeto visa atualizar os valores das bolsas dos quase 400 profissionais envolvidos, contribuindo para fortalecer a parceria entre Estado e municípios no avanço do processo de alfabetização.

Educação Nota 10

O Programa Educação Nota 10 irá premiar professores e servidores com base no desempenho obtido pelas escolas e diretorias de Educação no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe – Saese, com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e valorizar os profissionais da educação. O Programa também premiará os estudantes e professores pelo desempenho obtido em avaliações, exames e olimpíadas de conhecimento.

Na 1ª Edição do Programa em 2023, quase 80 escolas da Rede Pública Estadual poderão ser premiadas pelo desempenho obtido no Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), beneficiando mais de 1.700 professores e 1.600 servidores da educação, com bonificações de até R$ 5.000 para os professores e de até R$ 1.500 para os demais servidores da educação. Além disso, mais de 180 alunos medalhistas da escola pública serão premiados pelo desempenho obtido em Olimpíadas de Conhecimento, com bonificações que chegam até R$ 5.000.