ESTADOS

Sergipe mostra potencial energético a investidores

O governador Fábio Mitidieri (PSD) participou da segunda edição do Sergipe Day, desta vez realizado no Rio de Janeiro. “Momento fundamental para a abertura de novas oportunidades”

12 de mar de 2024

O governador Fábio Mitidieri: “Entendemos que temos que fazer nosso dever de casa”

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Falando a investidores durante a segunda edição do Sergipe Day, desta vez realizada no Rio de Janeiro, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), destacou o potencial econômico de seu Estado no campo da produção de energia. O evento é promovido pelo Governo de Sergipe em parceria com a FGV Energia, com patrocínio de diversas empresas da área. A primeira edição aconteceu em abril do ano passado, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

Na abertura do evento, na terça-feira (12), Mitidieri ressaltou que o Sergipe Day é um momento fundamental para a abertura de novas oportunidades de desenvolvimento do setor no Estado. “Entendemos que temos que fazer nosso dever de casa, não só na atualização das leis, nas áreas de produção, na criação do fundo de desenvolvimento econômico do estado, que pegará parte desses royalties que virão para desenvolver todos os segmentos da economia, mas também para que a gente entenda a importância do que vai ser a transição energética”, sintetizou.

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, falou sobre as oportunidades de investimentos no Estado, principalmente ligadas às áreas de petróleo e gás, para os principais players do mercado.

Entre os investimentos exibidos estão a destinação de R$ 109 bilhões direcionados ao setor energético pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); os investimentos da Carmo Energy no Polo Carmópolis; o Projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), conduzido pela Petrobras; as obras do Gasoduto de interligação entre o terminal de GNL da Eneva à malha de transporte da Transportadora Associada de Gás (TAG); o descomissionamento da Bacia Sergipe-Alagoas; e os investimentos na Mina Taquari-Vassouras pela Mosaic Fertilizantes.

“É perceptível que Sergipe é uma potência no segmento do petróleo e gás. Estamos prontos para aqueles que querem aportar em nosso estado, e temos um governador que trabalha incansavelmente para criar as melhores condições para os investidores. A cada dia que passa, assumimos o papel de protagonista desse novo momento, pois sabemos do potencial que possuímos em nossa terra”, ressaltou Valmor Barbosa.

Também foi apresentado para os participantes do evento a infraestrutura de Sergipe, que conta com rodovias estaduais e federais; com o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), situado a 20 quilômetros de Aracaju; com aeroporto em fase final de modernização; e a criação do Complexo Industrial Portuário englobando dez municípios mais próximos ao TMIB.

Sobre os projetos voltados para a energia, o secretário informou que Sergipe possui uma matriz diversificada que engloba geração hidrelétrica, termelétrica, solar e eólica. Os projetos de geração de energia solar e termelétrica estão em elaboração, com capacidade de potência instalada em mais de 1.700MW e 1.623MW, respectivamente. Além disso, estão em construção novas Linhas de Transmissão (LT) interligando a subestação Porto de Sergipe aos municípios baianos de Olindina e Sapeaçu.

Política pública

Para incentivar novos investimentos e estimular aqueles já instalados, Sergipe conta com o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). O Programa visa estimular o desenvolvimento econômico com a concessão de incentivo fiscal, locacional e de infraestrutura. Desde a sua criação, mais de 500 empresas já foram beneficiadas.

Outro marco na política de desenvolvimento de Sergipe foi a conquista do primeiro lugar no Ranking do Mercado Livre de Gás (Relivre) com a atualização do regulamento de gás canalizado, homologado pelo Governo do Estado. A nova regulação é resultado da Audiência Pública 002/2023 e Consulta Pública 001/2023, promovidas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e que conta com contribuições de diversos setores e interessados, produtores e consumidores, com propósito de promover a desoneração, simplificação e agilidade nas transações entre os agentes de mercado.

“Não é uma competição, mas esse fato faz com que os gestores se empenhem cada vez mais para darem segurança jurídica aos investidores e criem um ambiente favorável de negócios para que mais projetos cheguem a Sergipe”, finalizou Valmor.