Estados

Sergipe recebe investidores de energia verde

Governador Fábio Mitidieri (PSD) discute implantação de quatro polos da empresa BioWatt, que transforma lixo orgânico em fertilizantes e hidrogênio verde. Iniciativa deve receber investimento de R$ 700 milhões

16 de out de 2023

O governador Fábio Mitidieri discutiu detalhes do projeto com representantes da empresa

Redação Scriptum com Governo de Sergipe

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), recebeu nesta segunda-feira (16) representantes da empresa BioWatt Energia Verde, que pretende implantar polos de processamento de resíduos sólidos na região do baixo São Francisco. A empresa vai firmar protocolo de intenções com o Estado e pretende visitar as regiões que poderão receber unidades de produção. A captação de investidores é uma das principais metas da gestão de Mitidieri.

Durante o encontro, o governador destacou a diversidade energética em Sergipe e as vantagens do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). Mitidieri garantiu que é possível estabelecer parceria entre a empresa e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) para a realização de estudos e de pesquisa nessa área. “Nosso foco é a geração de empregos. O País vive um momento de transição energética e Sergipe está inserido no processo com nossa diversidade de matrizes energéticas. Esse investimento, que pode chegar a R$ 700 milhões, pode gerar 740 empregos diretos e mais de mil indiretos”, frisou o governador.

A proposta é que sejam implantadas, inicialmente, quatro unidades de produção de biofertilizantes, energia e hidrogênio verde no Estado, nos municípios de Propriá, Cristinápolis, Nossa Senhora da Glória e Aracaju. Com uso de tecnologia canadense, que retém 95% de carbono dos insumos, a empresa utilizará como matéria-prima a biomassa macrófita (plantas encontradas no baixo São Francisco), resíduos frigoríficos e resíduos urbanos.

O CEO da Biowatt, Luciano dos Santos Júnior, informou que as quatro unidades podem gerar 12% da necessidade energética do Estado. Além disso, a empresa estima processar 1.200 toneladas de resíduos por dia em polos ligados a Aracaju, 500 toneladas de resíduos diárias em Cristinápolis, 200 toneladas em Nossa Senhora da Glória e outras 95 toneladas em Propriá. “Um dos motivos de a empresa escolher Sergipe é o porto e o tamanho do Estado, o que facilita o processo”, explica Luciano.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, também ressaltou a importância do projeto. “O hidrogênio verde faz parte da transição energética que nós estamos vivendo. Esse tipo de investimento é importante porque está se buscando a descarbonização e a redução da poluição. Temos, por exemplo, uma fábrica que está sendo construída na Bahia que vai produzir o hidrogênio verde. O Ceará já tem estudos avançados na área, a própria Petrobras já estuda parceria com outras empresas para produzir o hidrogênio verde, ou seja, é o futuro, e nós temos que cada vez mais aproveitar essa janela de oportunidade para estar produzindo essa energia limpa.”