Ismar Marão, presidente da Câmara de Uberaba.
Para ajudar o sistema público de saúde da cidade a enfrentar as dificuldades do combate ao coronavírus, o presidente da Câmara de Uberaba, Ismar Marão (PSD), apresentou proposição para que a Prefeitura aplique os R$ 1,3 milhão devolvidos ao Executivo em dezembro de 2019 em ações para tratar os doentes e evitar a propagação do Covid-19 no município de 334 mil habitantes, na região conhecida como Triângulo Mineiro. A proposição, apresentada no domingo (22), foi aprovada pelos demais parlamentares.
O vereador Ismar Marão explicou que o dinheiro deve ser usado, nesse momento, para reparar algumas das dificuldades, como falta de material e de insumos. “Profissionais que estão na linha de frente lidam diretamente com a doença, por isso é preciso dar o suporte necessário para que essas pessoas trabalhem de forma segura e tranquila. Antes, o dinheiro repassado pela Câmara à Secretaria de Saúde seria destinado à várias ações de responsabilidade da pasta, no entanto o momento é crítico e exige tomadas de decisões emergenciais. A situação requer atenção e cuidado exagerados de todos”, ressaltou.
Por meio de nota enviada ao site de notícias G1, o secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, informou que aguarda documentação oficial para que dentro plano de trabalho faça a utilização desse recurso. Ele explicou que a destinação do recurso “estava aprovada e prevista para utilização em mutirões de catarata, de exames e construção de uma unidade de saúde. O recurso sendo liberado, a Secretaria Municipal de Saúde poderá fazer uso no combate do coronavírus, nas diversas ações e áreas possíveis”.