ESTADOS

Um momento de fé nas festas juninas de Sergipe

Governador Fábio Mitidieri (PSD) esteve presente na visita da imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, padroeira do Estado, ao Arraiá do Povo

21 de jun de 2024

O governador Fábio Mitidieri durante visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Divina Pastora

Edição Scriptum com Agência Sergipe de Notícias

Em Sergipe, os festejos juninos, a maior manifestação cultural do Estado, estão se aproximando do seu final, mas a alegria e a devoção continuam em alta. Além dos shows de artistas consagrados, a gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD) tem apoiado também as manifestações religiosas. Na quinta-feira (20), por exemplo, Mitidieri estava presente na visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Divina Pastora ao espaço da Vila do Forró, que integra o Arraiá do Povo, espaço localizado na Orla da Atalaia, onde acontecem os principais eventos da programação organizada pelo Governo do Estado.

A visita inédita da padroeira de Sergipe ao evento aconteceu na tradicional hora do Ave Maria, 18 horas. O reitor do Santuário localizado na cidade sergipana de mesmo nome da padroeira, padre Jhonatan Michael, esteve presente e rezou com a presença dos gestores, secretários de Estado e populares que se somaram na oração.

O sacerdote acredita que o ato de fé vai ficar marcado na história. Recebida na capelinha que compõe a vila, a imagem foi levada até o Barracão cultural para a oração e depois retornou à capela, onde permaneceu até as 22h.

Para o governador Fábio Mitidieri, essa foi mais uma homenagem à cidade e às rendeiras de Divina Pastora, berço da renda irlandesa, tema dos festejos juninos do Estado esse ano. “Acho que até por isso mesmo essa retribuição: a nossa mãe Divina Pastora estar aqui conosco hoje. As suas bênçãos à nossa vila, ao nosso povo, aos sergipanos e aos turistas que aqui passam é importantíssimo”, destacou o governador.

Da cidade da padroeira de Sergipe também foram algumas rendeiras, que acompanharam a imagem. Muito da arte artesanal tem relação com a fé católica e elas fizeram questão de estar presentes nesse momento. Junto com o artesanato local e a fé na padroeira, um pouco da cidade se transporta para Aracaju, sendo mostrada para o público do Arraiá do Povo.

Na gestão do governador Fábio Mitidieri, a política de valorização do artesanato é encarada como força cultural, mas também econômica. O secretário estadual do Trabalho, Jorge Teles, explica porque: “O Arraiá do Povo é uma grande celebração da cultura sergipana, momento de agradecimento, mas também de festejar nossa identidade, história e ancestralidade. Tudo isso se materializa por meio do artesanato, grande homenageado neste ano por intermédio da tipologia da renda irlandesa e da força da mulher sergipana, que mantém viva essa tradição”, concluiu Teles.