Loading

Pesquisar

ELEIÇÕES 2024

Única mulher indígena eleita prefeita é do PSD

A potiguara Ninha vai assumir a prefeitura de Marcação, no Litoral do Paraíba, em que 88% da população é indígena

14 de out de 2024

Ninha, da etnia Potiguara, recebeu 76,79% dos votos válidos no município

Edição Scriptum com G1

Com 76,79% dos votos válidos, a candidata do PSD Ninha, da etnia Potiguara, foi eleita prefeita da cidade de Marcação, de 8.999 habitantes, no Litoral da Paraíba. Ela derrotou na disputa outra candidata indígena da etnia Potiguara, que recebeu 23,31% dos votos válidos.

Segundo o Censo de 2022, 88,08% dos moradores locais são indígenas, num total de 7.926 pessoas, sendo que 5.644 têm idade para votar. Ninha recebeu 4.922 votos.

Ninha foi a única mulher indígena eleita prefeita nas eleições municipais deste ano. “Como todos sabem, eu sou descendente indígena Potiguara, com muito orgulho. Eu comecei a trabalhar aos 15 anos de idade na gestão pública. Meus avós, Severina e João Correia, já eram políticos, não por eleição, mas políticos de sangue, pela vontade que eles tinham de ver Marcação crescendo. Eu sou muito grata a eles pela criação que nos deram, por essa ancestralidade Potiguara e indígena, que também está no sangue”, afirmou a candidata eleita.

Marcação tem tradição de eleger mulheres indígenas. A atual prefeita, Lili (DEM), também é indígena Potiguara e apoiava a candidata vitoriosa na disputa. Além disso, todos os nove vereadores eleitos são indígenas. Compõem a Câmara Municipal de Marcação cinco homens e quatro mulheres, sendo que apenas três deles foram reeleitos. A renovação, assim, foi de 33,3%. Nas eleições de 2020, oito dos nove vereadores eleitos eram indígenas.

Em todo o Brasil, outros oito prefeitos indígenas foram eleitos, todos homens. São dois de Roraima, dois de Pernambuco, dois de Minas Gerais, um do Amazonas e um de Alagoas.

Informações Partidárias

Notícias