Loading

Pesquisar

Universidade de SC é a quarta melhor estadual do Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), a Udesc, mantida pelo governador Raimundo Colombo, é a 18ª do País, entre 192 avaliadas.

05 de jan de 2015

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior e apontou a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como a quarta melhor universidade estadual do Brasil e a 18ª do País, entre 192 avaliadas. O conceito atribuído pelo Inep à Udesc foi 4 (o máximo é 5). A Universidade Estadual de Santa Catarina é mantida pelo governo do Estado, administrado por Raimundo Colombo, do PSD.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições anualmente – o índice divulgado refere-se à avaliação de 2013. O cálculo inclui a média de desempenho dos cursos de graduação nos últimos três anos – definido com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – combinada com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação.

O CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além da avaliação do corpo docente, da infraestrutura e dos recursos didáticos.

O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, comemorou a boa avaliação da universidade, que, entre as estaduais, ficou novamente no topo da educação superior, com instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A posição no ranking indica a qualidade das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, colocando novamente Santa Catarina em destaque nacional”, destacou o reitor.

O pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack, afirmou que, “se for considerado apenas o conceito médio da graduação, a Udesc subiu para a sétima posição nacional e a segunda entre as estaduais, mas vale ressaltar que a pós-graduação na instituição ainda é recente, tendo seu primeiro doutor formado em 2011. É questão de tempo para a melhoria dos conceitos, o que já vem ocorrendo”.

Desse modo, a Udesc subiu uma posição na área de ensino, já que ocupava o oitavo lugar na avaliação anterior.

O IGC demonstrou ainda que a Udesc também conseguiu registrar um bom avanço na área de pós-graduação. Na avaliação de 2012, a universidade obteve 3,58 nos mestrados e agora passou para 3,84. Já nos doutorados, o conceito era de 1,87 e chegou a 2,37 na edição de 2013.

Zootecnia e Veterinária – Na edição de 2013 do Enade, seis cursos da Udesc passaram pela avaliação. Todos foram bem avaliados e dois deles, Zootecnia, em Chapecó, e Medicina Veterinária, em Lages, atingiram o conceito máximo (5). Os cursos são respectivamente o segundo e o quinto melhores de todo o Brasil nas suas áreas.

Os outros quatro cursos atingiram conceito 4. São eles: Agronomia, em Lages; Educação Física e Fisioterapia, em Florianópolis; e Enfermagem, em Chapecó.

Informações Partidárias

Notícias