Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Valinhos (SP) inaugura farmácia municipal 24 horas

Obra da gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD) faz parte do programa Seu Remédio, que zerou a demanda por medicamentos no município

15 de dez de 2023

A prefeita Capitã Lucimara inaugura o novo espaço: farmácia zerou a fila por medicamentos no município

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Godoy (PSD), entregou nesta quinta-feira (14) a Farmácia Municipal 24 Horas, em prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A obra faz parte do projeto Seu Remédio, que zerou a fila por medicamentos no município de 126 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. O programa também ampliou o número de remédios disponíveis para os pacientes da cidade, de 166 para 188 itens.

Para garantir que os moradores não sejam prejudicados pela falta de medicamentos, a prefeitura investiu R$ 10 milhões. Além disso, a compra dos itens passou a ser feita a cada seis meses. Anteriormente, os remédios eram adquiridos anualmente. “Em 2024, teremos ainda mais investimentos na aquisição de remédios para os usuários da rede municipal de saúde, na casa de R$ 13 milhões. Esse é o nosso jeito de resolver os problemas crônicos de Valinhos, com planejamento e muito trabalho”, garantiu Capitã Lucimara.

A Farmácia Municipal vai permitir que, após o atendimento na UPA, o paciente possa retirar, em local próximo, o medicamento prescrito pelo médico. Antes da inauguração da unidade, os moradores tinham de esperar a abertura da Farmácia Central ou das unidades básicas para retirarem remédios.

O secretário municipal de Saúde, João Gabriel Vieira, destacou que a inauguração da farmácia é mais um investimento da prefeitura para a melhoria do atendimento oferecido à população. “Entre as outras realizações estão a ampliação do horário de funcionamento de UBSs e farmácias em bairros, a implantação de prontuários eletrônicos em todas as unidades de saúde e a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Valinhos (SAMV), que funcionava em situação precária e agora tem sede própria no bairro Jardim do Lago.”

Eunice Paulino Caetano Ribeiro foi a primeira paciente a retirar remédios na Farmácia 24 horas

Primeira paciente

Moradora do bairro Lenheiro, Eunice Paulino Caetano Ribeiro, de 65 anos, foi a primeira paciente a retirar remédios na Farmácia 24 horas. “Faço acompanhamento de cânceres na tireoide e no pulmão há cerca de 8 anos. Posso afirmar que a farmácia ao lado da UPA vai facilitar a minha vida e a de muitas pessoas. Era uma dificuldade para mim ir até a Farmácia Central, na rua Itália. Estou muito feliz com essa inauguração.”

Informações Partidárias

Notícias