Loading

Pesquisar

Municípios

Valinhos (SP) tem queda de 84% nos casos de dengue

Trabalho realizado pela gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD) contribuiu para a diminuição de registros da doença na cidade nos últimos 12 meses

31 de out de 2023

Trabalho de eliminação de criadouros do mosquito realizado pela prefeitura.

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

Sob a gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD), os casos de dengue tiveram queda de 84% em Valinhos, município de 126 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. Balanço divulgado pela prefeitura mostra que, entre 1 de janeiro e 26 de outubro de 2023, houve 182 registros da doença. No mesmo período do ano passado foram 1.137.

Do total de casos verificados neste ano, apenas sete ocorreram no segundo semestre. Nos meses de setembro e outubro nenhum caso foi registrado. “Os dados são resultado de um trabalho árduo realizado em conjunto com a população. Nossas ações de combate, atreladas aos cuidados preventivos dos valinhenses, coibiram a proliferação em massa do mosquito transmissor”, destaca o secretário municipal de Saúde, João Gabriel Vieira.

Durante todo o ano, a prefeitura executa a busca ativa de casos suspeitos nas residências. Quando o imóvel está fechado, a visita é feita no período noturno, sempre às terças e quintas-feiras. Aos sábados, o trabalho é realizado no período matutino.

Além disso, a prefeitura realiza o bloqueio e o controle de criadouros, que consiste na eliminação de materiais com água parada. O serviço é feito com o acompanhamento do morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção.

A prefeitura promove, ainda, ações de conscientização sobre a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya.

Informações Partidárias

Notícias