Entre 2021 e o ano passado, a nota na avaliação dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental aumentou de 6,2 para 6,8.
Redação Scriptum com Prefeitura de Votuporanga
A gestão do prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSD), está comemorando o desempenho acima da média nacional que o município da região Noroeste de São Paulo teve no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2023. Entre 2021 e o ano passado, a nota da cidade na avaliação dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental aumentou de 6,2 para 6,8. A média nacional foi 6,0. Um dos principais indicadores da qualidade da educação brasileira, o Ideb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. As notas da avaliação vão de 0 a 10.
No mais recente levantamento, Votuporanga superou cidades como Ribeirão Preto (5.9), São José do Rio Preto (6.4) e a capital paulista (4.8). “A elevação do Ideb representa um avanço substancial no desempenho educacional em Votuporanga. Esse aumento reflete progressos significativos tanto na taxa de aprovação quanto no desempenho dos alunos em avaliações de aprendizagem. Esse resultado é particularmente notável, considerando o impacto prolongado da pandemia de Covid-19, que gerou desafios sem precedentes para o sistema educacional”, destaca o secretário municipal de Educação, Marcelo Batista.