Eleições

No Paraná, candidato do PSD é favorito para 2018

Ratinho Jr., vice-presidente do partido no Estado, é apontado pelo Instituto Paraná Pesquisas como possível vencedor das eleições para governador no próximo ano. Ele venceria em todos os cenários.

10/07/2017

Ratinho Júnior, vice-presidente do PSD do Paraná.

O vice-presidente do PSD do Paraná, Ratinho Júnior, venceria todos os virtuais candidatos ao governo do Paraná, em 2018. A constatação é de levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na sexta-feira (7). A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 de julho e aponta vitória de Ratinho Júnior sobre Roberto Requião (PMDB), Osmar Dias (PDT), Cida Borghetti (PP) e Ênio Verri (PT).

Ratinho Júnior é secretário de Desenvolvimento Urbano do governo paranaense e deputado estadual licenciado, eleito em 2014 com mais de 300 mil votos. Nascido em Jandaia do Sul, no interior do Paraná, já foi deputado federal por duas vezes.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.207 eleitores em 63 municípios do Estado. O grau de confiabilidade é de 95%, com margem de erro de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional.

Em todos os cenários possíveis atualmente, Ratinho Jr. seria o grande vencedor da disputa. No caso de uma eleição tendo apenas Ratinho Jr. e Osmar Dias (PDT) como principais candidatos, o primeiro ficaria com 36,7% e, o segundo, com 34,2%. Numa segunda possibilidade, com Roberto Requião (PMDB) na disputa, além dos outros dois, Ratinho ficaria com 29,6%, Requião com 25,6% e Osmar com 24,7%. Já no terceiro e último cenário, com Ratinho Jr. e Requião na disputa, mas sem Osmar, o primeiro ficaria com 38,3% e, o segundo, com 31,5%.

As candidaturas de Ratinho e Osmar já são dadas como certas e irreversíveis pela imprensa, mas a de Requião ainda é uma incógnita, dada a possibilidade de ele vir a optar pela reeleição no Senado. Fora os três candidatos, apenas Cida Borghetti (PP), outra possível presença na disputa, aparece com índices acima de 1%, mas ainda assim insuficientes para tentar uma disputa no segundo turno.