Loading

Pesquisar

Halum vai à Anatel pedir o barateamento das tarifas de celular pré-pago

Deputado se reuniu com presidente da Anatel para apresentar proposta que proíbe operadoras de cobrar valores diferenciados entre linhas pré e pós-pagas.

25 de out de 2012 · Anatel, celular, César Halum, Junji Abe, PSD, tarifas, telefonia

João Batista Rezende, presidente da Anatel, e o deputado César Halum

Para acabar com as tarifas absurdas cobradas dos clientes dos planos pré-pagos de telefonia móvel, o deputado federal César Halum (PSD-TO) apresentou à Câmara o projeto de Lei 4524/2012. A proposta proíbe as operadoras de cobrarem valores diferenciados entre as duas modalidades de serviço: pré e pós-pagas.

Segundo o deputado, a prática das operadoras de cobrar bem mais caro do usuário do plano de recebimento antecipado em relação ao cliente que paga o serviço após o uso contraria a lógica de mercado. “É um raciocínio que serve unicamente para saciar a fome de lucros, porque as linhas pré-pagas são maioria”, afirmou Halum.

De acordo com Halum, a injustificada cobrança abusiva tem o agravante de a operadora não sofrer qualquer risco de inadimplência. Afinal, observou, o cliente já pagou para usar o celular, diferente do usuário do plano pós-pago que recebe a conta para quitar depois de utilizar os serviços.

Para apresentar o conteúdo do projeto de Lei 4524/2012, o deputados federais Junji Abe e César Halum reuniram-se com o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações, João Batista Rezende. O encontro , realizado nesta quarta-feira (17), também contou com outros integrantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Combustíveis e Telefonia. 

O grupo pretende realizar uma audiência pública com a participação da Anatel e das operadoras de telefonia móvel, com o objetivo de discutir as bases de cálculo das tarifas dos planos pré e pós-pagos. “Queremos que a sociedade nos ajude a mostrar a incoerência e a cobrar uma mudança de postura das prestadoras do serviço”, explicou Halum.

Leia mais no PSD Câmara.

Informações Partidárias

Notícias