Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Piracicaba (SP) investe na reconstrução do Mercado Municipal

Projeto do prefeito Helinho Zanatta (PSD) destina R$ 1 milhão para o término da restauração do prédio, que é um patrimônio histórico do município

23 de jun de 2026 · #piracicaba, Helinho Zanatta, Mercado Municipal

Mercado Municipal é um patrimônio histórico da cidade

Edição Scriptum com Prefeitura de Piracicaba

O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), enviou nesta segunda-feira (22) para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que autoriza o repasse de R$ 1 milhão à Associação do Comércio Varejista para a reconstrução do Mercado Municipal, parcialmente destruído por um incêndio ocorrido em julho de 2025. A administração do local é realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a prefeitura e a entidade. De acordo com o gestor, o repasse é necessário porque a indenização securitária recebida pela associação não foi suficiente para a restauração completa do imóvel, que é um patrimônio histórico da cidade do interior de São Paulo.

Os recursos do seguro foram utilizados integralmente na primeira fase da obra, concluída com investimento de R$ 2,4 milhões. Nessa etapa foram executados serviços como a demolição e a remoção das estruturas comprometidas pelo incêndio, a reconstrução das paredes laterais e internas, a retirada do antigo piso e das redes de água e esgoto, a regularização do solo para a implantação da nova infraestrutura hidráulica, a construção das divisórias dos boxes e a instalação de uma caixa d’água com capacidade para armazenar 50 mil litros.

Se for aprovado pela Câmara, o repasse da verba vai auxiliar na etapa final da reconstrução, contribuindo para a recuperação completa do imóvel. O projeto descreve o mercado como um dos principais equipamentos públicos de Piracicaba, com relevância histórica, cultural e econômica para o município.

Incêndio

Segundo a Defesa Civil, o incêndio começou por volta das 2h05 de 23 de julho do ano passado. As chamas começaram em um dos boxes e rapidamente se alastraram, danificando 17 estabelecimentos do equipamento público. Não houve vítimas, mas o prédio precisou ser interditado para a limpeza e a avaliação dos danos no mercado, localizado na região central da cidade.

Desde as primeiras horas após o incêndio, profissionais de diversas secretarias municipais, da GCM, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil atuaram no local para garantir a segurança da população e dos permissionários. Para minimizar os impactos aos comerciantes afetados e assegurar a continuidade dos atendimentos, a prefeitura providenciou a instalação de módulos provisórios no bolsão de estacionamento do próprio mercado. Ao todo, foram implantados 16 módulos, sendo 15 destinados aos permissionários e um para sanitários.

Informações Partidárias

Notícias