Loading

Pesquisar

Setor rural apresenta ideias para o País voltar a crescer

Deputado Marcos Montes (PSD-MG), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, apresentou propostas em reunião de secretários estaduais de agricultura.

04 de maio de 2016

marcos-montes-04-05-2016-768x512

O deputado Marcos Montes em reunião do Conseagri: “Pauta de reivindicações é uma coletânea das prioridades que, se adotadas, podem reverter o grave momento por que atravessa a agropecuária brasileira”.

O deputado federal Marcos Montes, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e vice-líder da bancada do PSD na Câmara, divulgou, em reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), a Pauta Positiva 2016/2017, documento que reúne propostas do setor rural para superar os atuais problemas econômicos. A pauta já havia sido entregue, no dia 27 de abril, ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

De acordo com Marcos Montes, “a pauta de reivindicações é uma coletânea das prioridades que, se adotadas, podem reverter o grave momento por que atravessa a agropecuária brasileira”. O presidente da FPA disse aos representantes estaduais que “o vice-presidente nos garantiu que vai analisar cada solicitação com o respeito e a consideração que o assunto merece”.

Vários deputados federais e senadores, além das entidades do agronegócio, participaram do encontro com o vice – que pode assumir a Chefia do Executivo em caso de afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) pelo Senado Federal, onde tramita um pedido de impeachment.

Coube a Marcos Montes entregar a Temer e defender a lista assinada por mais de 40 entidades representativas do setor. O documento é dividido em sete temas primordiais: Governança Institucional; Política Agrícola; Direito de Propriedade e Segurança Pública; Meio Ambiente; Infraestrutura e Logística; Defesa Agropecuária; Relações Trabalhistas.

Entre outras ações, são reivindicados a redução do tamanho do Estado, com menor número de órgãos públicos para tratar das questões do agronegócio; um novo Plano Safra; uma Política Agrícola Plurianual e oferta de crédito.

O Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura é presidido pelo representante de Minas Gerais, João Cruz, e tem na vice-presidência o secretário de Estado de Agricultura do Rio de Janeiro, Christino Áureo. O encontro desta semana fez parte da programação da 82ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (ExpoZebu2016), promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba, MG.

O objetivo do Conseagri, de acordo com seu estatuto, é unificar procedimentos adotados pelos Estados e, junto ao governo federal, tratar de assuntos relacionados às demandas do setor agropecuário e agrário do país.

Para ver a íntegra documento, clique aqui.

Informações Partidárias

Notícias