Cláudio Trinchão e as injustiças do pacto federativo

"Não é possível que Estados como o Maranhão fiquem com quatro vezes menos recursos que outros da região Norte e até mesmo o Distrito Federal” , diz o presidente do Diretório Estadual do PSD no Estado.

21 de maio de 2014 · Cláudio Trinchão, Maranhão, pacto federativo

O Brasil é uma federação que não trata seus entes com isonomia. É como se alguns Estados fossem de primeira classe e merecessem mais recursos da União, enquanto outros fossem de segunda. “Temos que mudar nosso modelo federativo. Não é possível que Estados como o Maranhão fiquem com quatro vezes menos recursos que outros da região Norte e até mesmo o Distrito Federal” , diz Cláudio Trinchão, presidente do Diretório Estadual do PSD no Maranhão.

Trinchão, que construiu uma carreira de sólida reputação à frente da Secretaria da Fazenda do Maranhão na gestão da governadora Roseana Sarney, prepara-se agora para uma nova etapa em sua luta pela igualdade federativa: é pré-candidato a deputado federal pelo PSD. Nesta entrevista, ele fala da injustiça na divisão do bolo tributário brasileiro e conta como, apesar de todas as dificuldades, conseguiu atrair para o Maranhão nada menos que 38 novas empresas, que levaram ao Estado investimentos e promoveram geração de emprego e renda.