Loading

Pesquisar

AMBIENTE

Nelsinho quer integração contra incêndios no Pantanal

Senador do PSD do Mato Grosso do Sul defende “uma abordagem multidisciplinar, colaborativa” no enfrentamento do fogo

20 de jun de 2024

O senador Nelsinho Trad: “O fogo é um risco e um perigo para a integridade do meio ambiente”

Edição Scriptum com Agência Senado

Só nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 332 mil hectares foram queimados na região do Pantanal, uma área que já é 39% maior do que a atingida no mesmo período do ano passado. O alerta foi feito na quarta-feira (19) pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), em pronunciamento no Senado. Para ele, esses fatos tornam urgente a integração dos órgãos públicos e privados envolvidos no problema.

“Há a necessidade de se chamar atenção para a importância do manejo do fogo e de se incorporar essa visão nas políticas públicas. O fogo é um risco e um perigo para a integridade do meio ambiente. Manejar o fogo significa integrar a visão da preservação ambiental com os aspectos funcionais e culturais do seu uso em diversas práticas agrícolas e as funções ecológicas que assume em alguns contextos. A abordagem do manejo do fogo deve levar em conta não só os riscos que as queimadas e os incêndios representam, mas também a cultura e a ecologia do fogo”, afirmou.

Nelsinho destacou que o Mato Grosso do Sul conta, desde 2021, com o Plano Estadual de Manejo Integrado de Fogo. Também ressaltou que 65% da área do Pantanal está nesse estado e que o manejo do fogo tem sido cada vez mais estratégico na região.

“Agora, precisamos de mais sinergias. A implementação bem-sucedida de uma política de manejo integrado do fogo requer uma abordagem multidisciplinar, colaborativa, implicando um processo dinâmico de gestão integrada em vários níveis, envolvendo governos, comunidades locais, organizações não governamentais e cientistas. Insisto, particularmente, sobre a necessidade da articulação dos diferentes níveis — nacional, internacional e local —, visto que o problema do manejo do fogo atravessa todas essas divisões e envolve, centralmente, esforços nesses diversos níveis. Cada vez mais se torna urgente a aplicação dessa política ambiental”, concluiu.

Informações Partidárias

Notícias