MUNICÍPIOS

Paragominas, no interior do Pará, comemora 57 anos

O prefeito da cidade de 115 mil habitantes, Dr. Lucídio (PSD), fez um balanço dos avanços nas áreas de infraestrutura e ação social, destacando a promoção de qualidade de vida

24 de jan de 2022

O prefeito Dr. Lucídio

Redação Scriptum com site zedudu.com.br

Localizada na região sudeste do Pará, a cidade de Paragominas, de 115 mil habitantes, um dos polos econômicos do Estado, comemorou 57 anos no último fim de semana com uma série de eventos organizados pela Prefeitura. Um deles foi o lançamento, pelo prefeito Dr. Lucídio (PSD), do projeto Paragoflores, com o plantio de 50 mil mudas na cidade, e do Festival Desportivo, que segue até o dia 20 de fevereiro.

Durante os eventos, o prefeito destacou os avanços realizados na cidade, promovendo qualidade de vida à população. “Foram muitas as ações que já realizamos, mas pontuando algumas, nós fizemos a extensão do serviço de saneamento. Hoje, nós estamos com mais de 95% e a nossa meta é deixar em 99,99%”, destacou.

Na área de infraestrutura, o gestor, que é médico de formação, falou também sobre as obras que dão acesso à zona rural: “Temos a estrada de acesso à Colônia do Uraim, a reforma da ponte na comunidade da Caip, que corria risco de desabamento e a construção da ponte de concreto armado, que liga dois bairros importantes de Paragominas – o JK e as Promissões”.

Na área social, ele citou projetos como o programa ‘Quero uma Oportunidade’ e o ‘Projeto Desenvolverdes’, que busca resgatar os produtores para a aplicação de uma pecuária verde e limpa, para que as famílias possam se desenvolver.

O prefeito também enviou à população uma mensagem de otimismo. “A mensagem que deixo neste momento, nos 57 anos de Paragominas, é uma mensagem de esperança. Estamos ainda assombrados com a pandemia. Tivemos perdas, tivemos pessoas ligadas a nós que se foram. Que tenhamos esperança de viver, de ver a vida, enaltecer aqueles que se foram porque Deus assim quis. Essa esperança, com sabedoria, discernimento, amor, a gente consegue ultrapassar todos os obstáculos. Que sejamos fortes para trilhar esse caminho com muito carinho e dedicação,” concluiu o dr. Lucídio.

A cidade de Paragominas hoje tem um conjunto de atividades econômicas, incluindo a mineração, a agricultura e as indústrias madeireiras e de reflorestamento.

Origem

A cidade de Paragominas, que por um longo tempo ficou conhecida pelas carvoarias usadas para a exploração de madeiras, hoje tem um conjunto de atividades econômicas, incluindo a mineração, por meio do beneficiamento de bauxita, a agricultura de soja, milho e arroz e as indústrias madeireiras e de reflorestamento.

Na década de 1950, a colonização do município foi efetivada por camponeses que chegaram à região antes da construção da rodovia Belém-Brasília. A presença de empresários de Goiás e Minas Gerais, que compraram glebas para investir localmente, foi inspiração para unir num só nome, os três Estados de origem dos pioneiros: Pará, Goiás e Minas Gerais.

Educação

Diversas instituições de ensino superior estão instaladas em Paragominas, entre elas a Universidade do Estado do Pará (UEPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Paulista (UNIP – polo EaD), Universidade Internacional (Uninter EaD) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Entre elas, a UFRA se destaca pela oferta de vários cursos que contribuem para o desenvolvimento regional, como Administração, Engenharia Florestal, Zootecnia, Agronomia e Sistemas de Informação.