
Sandro Alex e Ratinho Junior
Edição Scriptum com Assessoria de Imprensa PSD-PR
A ampliação do ritmo de investimentos em infraestrutura foi defendida na segunda-feira (22) pelo pré-candidato do PSD ao Governo do Paraná, Sandro Alex. Essa área tem sido um dos focos da gestão do atual governador paranaense, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que levou o Estado a alcançar a marca de mil quilômetros de rodovias estaduais em concreto desde 2019.
Sandro Alex disse que as obras iniciadas pela gestão do governador Ratinho Junior, da qual ele fez parte desde o início, permitiram recuperar décadas de defasagem na malha viária paranaense e que esse processo precisa ser intensificado nos próximos anos.
À frente da Secretaria de Infraestrutura e Logística até o início de 2026, Sandro lembrou que o Estado, na gestão Ratinho Junior, passou a investir para solucionar gargalos históricos em infraestrutura, com investimentos em duplicações, ampliações de capacidade, contornos, pontes e pavimentação de estradas rurais.
Segundo o pré-candidato, o crescimento do agronegócio, da indústria e da movimentação de cargas exigiu uma nova política de investimentos para modernizar as principais ligações rodoviárias do Paraná.
“O Paraná dos anos 70 e 80 não é mais o mesmo. O agronegócio cresceu, a indústria cresceu e as estradas precisavam acompanhar essa nova realidade. Sob a liderança do governador Ratinho Junior, recuperamos décadas de falta de investimentos e ampliamos a capacidade das principais artérias de ligação entre os municípios, mas sabemos que é preciso muito mais”, afirmou Sandro Alex.
De acordo com ele, além das duplicações, o Estado passou a investir em terceiras faixas, acostamentos, reforço e construção de pontes, contornos rodoviários e pavimentação de estradas rurais para atender o aumento do fluxo de veículos pesados e melhorar a logística da produção.
“As cooperativas e os produtores já nos apontaram onde estavam os gargalos e passamos a investir tanto em estradas rurais quanto nos grandes corredores logísticos do Estado. O que a gente não quer é que esse trabalho pare”, disse.
O Paraná tem hoje o maior programa de pavimentação em concreto do Brasil. Já são praticamente mil quilômetros de vias concluídas, em execução, licitadas ou em planejamento neste modelo, com investimentos superiores a R$ 5,1 bilhões do caixa estadual, reforçado após o corte de outras despesas pelo governador e secretariado.
Entre as obras emblemáticas desse ciclo de investimentos estão a modernização da PRC-280, no Sudoeste, que abriga atualmente o maior trecho contínuo de rodovia em concreto do País, com 142 quilômetros entre General Carneiro e Pato Branco; a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), na Região Metropolitana de Curitiba; e a reconstrução da PRC-460, na região Central do Estado, passando por Guarapuava, Pitanga, Manoel Ribas e Nova Tebas.
O programa também contempla novos contornos, ampliações de capacidade e reforço de pontes em praticamente todas as regiões paranaenses. “Conseguimos criar capacidade de investimento para fazer obras estruturantes em todas as regiões. Agora precisamos acelerar ainda mais esse ritmo para preparar o Paraná para os próximos anos”, reforçou o pré-candidato.