CONGRESSO

Senador Antonio Anastasia assina ficha de filiação ao PSD

O mineiro torna-se o 10º senador do partido, que consolida a segunda maior bancada da Casa. Assinatura ocorreu nesta quarta, com a presença de lideranças de todo o País

12/02/2020

FacebookWhatsAppTwitter

 

Com a chegada de Anastasia, o PSD torna-se a segunda maior bancada do Senado, com dez representantes.

 

O senador mineiro Antonio Anastasia assinou nesta quarta-feira (12) sua ficha de filiação ao PSD. A assinatura aconteceu em cerimônia realizada na liderança do PSD no Senado, na presença de toda a bancada do partido na Casa, do líder Otto Alencar e do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Com a chegada de Anastasia, o PSD torna-se a segunda maior bancada do Senado, com dez representantes.

Participaram também, entre outras lideranças, o senador Carlos Viana, presidente do PSD em Minas Gerais, o deputado federal Diego Andrade, líder do PSD na Câmara, o secretário-geral da Executiva nacional do PSD, o suplente de senador Alexandre Silveira, e o coordenador do PSD Movimentos, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

O presidente nacional Gilberto Kassab destacou que “a chegada do senador Antonio Anastasia coroa uma etapa do partido, dirime qualquer dúvida em relação ao papel do PSD no cenário da política nacional, pela trajetória do senador, por sua história, sua credibilidade e sua biografia, por seu trabalho por Minas Gerais, pelo Brasil, e por sua atuação como parlamentar”. E Kassab completou: “Estamos muito felizes em poder contar com sua participação e liderança para, juntos, caminharmos pelo fortalecimento do PSD e pelo desenvolvimento do Brasil. Seja muito bem-vindo, Anastasia”.

 

Diego Andrade (à dir), líder do PSD na Câmara, dá as boas vindas ao novo senador

 

Por sua vez, o senador mineiro disse que assinou a ficha de filiação ao partido “com muita responsabilidade e consciência de que estou dando um passo importante na minha carreira de já algumas décadas”. Segundo ele, o PSD, “apesar de relativamente jovem, é um partido consolidado, enraizado e capilarizado em todo o Brasil e a presença de senadores de tantos Estados em sua bancada é a demonstração cabal de que o partido é bem-sucedido, à semelhança de sua representação na Câmara e a presença de governadores, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e tantas lideranças sociais e sindicais”.

Ele lembrou ainda que o PSD original, de meados do século passado, “nasceu em Minas Gerais, sempre esteve no imaginário brasileiro, e hoje caminha como sempre na direção da convergência, do diálogo, do desenvolvimento, discutindo os altos interesses nacionais”.

Anastasia afirmou ainda que, ao se filiar ao PSD, “estou aderindo a um grupo de excelência e assumo o compromisso de trabalhar firme pelo engrandecimento do partido, junto com meus companheiros de Minas Gerais”.

Para o líder do partido no Senado, Otto Alencar, “Anastasia é uma referência no Senado, com atuação superimportante relatando projetos de grande relevância para o País”. De acordo com o líder, o senador mineiro “é hoje uma liderança nacional, que tem a visão de todo o povo brasileiro e é capaz de exercer qualquer cargo que lhe for destinado. Pode estar surgindo em Minas Gerais um novo Juscelino Kubistchek”.

 

Ricardo Patah, coordenador do PSD Movimentos: “Com certeza, ele (Anastasia) enriquece muito o nosso partido”.

 

O senador Carlos Viana, presidente do PSD mineiro, destacou sua alegria por receber o novo integrante da bancada no Senado e disse que em Minas está sendo construída uma nova fase da política, “em boas bases, oferecendo aos mineiros coerência e equilíbrio, sem os radicalismos que têm prejudicado o Brasil em diversos assuntos”.

Para o partido, disse Viana, a vinda de Anastasia é uma vitória nesse sentido, pois ele “sempre fez isso muito bem, discutindo como podemos avançar”. Lembrou ainda que todos “os companheiros que sempre caminharam com o professor Anastasia, se quiserem trazer sua contribuição para reconstruir a nova fase da política em Minas Gerais, serão muito bem-vindos ao PSD”.

O coordenador do PSD Movimentos, Ricardo Patah, ressaltou que Anastasia sempre atuou com muita sensibilidade social e pode contribuir muito para que sejam atendidos os anseios dos trabalhadores, “ajudando a acabar com a chaga do desemprego, investindo na qualificação profissional e criando condições para que nos transformemos num país de cidadania. Com certeza, ele enriquece muito o nosso partido”.

Papel de destaque

O currículo de Anastasia na vida pública inclui o cargo de vice-governador, eleito em 2006, tendo tomado posse como governador em 30 de março de 2010. Reeleito governador em outubro de 2010, exerceu o cargo até abril de 2014. Em outubro de 2014, foi eleito senador pelo Estado de Minas Gerais, com mais de cinco milhões de votos para mandato que vai até fevereiro de 2023.

Mestre em Direito e professor licenciado da UFMG, Antonio Augusto Junho Anastasia nasceu em Belo Horizonte em 9 de maio de 1961. Servidor de carreira da Fundação João Carneiro, Anastasia ocupou diversos cargos no Governo do Estado de Minas Gerais, inclusive como secretário de Estado, e no Governo Federal, como secretário-executivo nos Ministérios da Justiça e do Trabalho.

É hoje vice-presidente do Senado Federal do Brasil; autor e relator de mais de 300 matérias, especialmente nas áreas da gestão pública, segurança jurídica, desburocratização, segurança pública e combate à corrupção e à ineficiência; membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). É um dos principais defensores de um novo Pacto Federativo que dê mais autonomia e recursos para que Estados e municípios possam enfrentar seus desafios, com a oferta de serviços públicos de melhor qualidade.

Um dos parlamentares mais respeitados e atuantes do Brasil, Anastasia tem sido destacado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar há cinco anos seguidos, desde que chegou ao Senado, como um dos “Cabeças do Congresso Nacional”.

Presenças

Participaram do ato de filiação os presidentes do PSD do Mato Grosso, Carlos Fávaro, e de Goiás, Vilmar Rocha, além do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, ex-líder da bancada do PSD na Câmara, Marcos Montes. Também estavam presentes deputados federais como Antonio Brito (BA), Charles Fernandes (BA), Paulo Magalhães (BA), Domingos Neto (CE), Francisco Jr. (GO), Edilazio Trad (MS), Diego Andrade (MG), Misael Varella (MG), Stefano Aguiar (MG), André de Paula (PE), Júlio César (PI), Hugo Leal (RJ), Haroldo Cathedral (RR) e Darci de Matos (SC).

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter