ELEIÇÕES 2020

PSD lidera disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte

Alexandre Kalil (PSD), atual prefeito da capital mineira, lidera em todos os cenários estimulados e no levantamento espontâneo é o nome mais lembrado pelos entrevistados; aprovação é de 74,6%

12/03/2020

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 4 e 9 março, mostra que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) lidera em todos os cenários as intenções de votos para a Prefeitura de Belo Horizonte, nas eleições de outubro próximo. Na pesquisa espontânea, Kalil tem 17,4% da preferência do eleitorado, muito acima dos demais concorrentes. A maior parte do eleitorado pesquisado (69%) ainda não sabe em quem vai votar.

No cenário estimulado, em que o Paraná Pesquisas apresentou 12 nomes para a disputa do cargo, Kalil lidera com folga, com preferência de 53% dos entrevistados. Também foram levantadas a avaliação e a aprovação de Kalil como chefe do Executivo municipal. A aprovação é de 74,6%, e a desaprovação é de 22,5%. O índice de quem não sabe ou não opinou ficou em 2,9%. Quando os entrevistados foram questionados se a administração de Kalil está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima, as respostas foram: boa para 42,1%; regular 27,5%; ótima, 16%; ruim, 6,4%; e péssima, 6,2%.

Quanto às intenções de voto, em um cenário estimulado, em que foi retirada a candidatura do segundo colocado, a vantagem de Kalil aumentou. O prefeito da capital registrou 54,9% das preferências.

O instituto também levantou o potencial eleitoral dos possíveis candidatos. Foi constatado que 34,5% dos eleitores votariam “com certeza” em Kalil para prefeito, que lidera o segmento, com o segundo colocado registrando 12,5% das preferências e o terceiro apenas 1,8%.

O pré-candidato do PSD também apresentou a menor rejeição, com os eleitores que “não votariam” em Kalil “de jeito nenhum” somando 22,3%. A rejeição ao segundo colocado ficou em 34%.

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado o nome de nenhum dos candidatos, o segundo colocado foi o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), com 1,3%. A terceira foi a deputada federal Áurea Carolina (PSOL), com 0,5% das intenções de voto.

O Paraná Pesquisas também avaliou a administração do governador Romeu Zema (Novo) e verificou que 48,9% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 46,5% desaprovam. Não sabe ou não opinou representa 4,5% do total. Com números próximos aos de Zema, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) registrou aprovação de 48,8% do eleitorado e rejeição de 47,5%. Não souberam ou não opinaram representaram 3,7%.

A pesquisa tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de, aproximadamente, 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.